top of page
  • Writer's pictureMKT Norte Sul Imóveis

Financiamento imobiliário: saiba como você pode quitar a dívida em menos tempo

Sem dúvida, realizar um financiamento imobiliário é um passo importante para a conquista do sonho da casa própria. No entanto, o medo das consequências da falta de pagamento das parcelas pode ser um fator que inibe muitas pessoas de seguir em frente. Saiba nesse artigo como você pode quitar a dívida do financiamento imobiliário em menos tempo!

O financiamento imobiliário é um compromisso de longo prazo e pode durar até 30 anos. As consequências de não pagar as parcelas podem ser graves, resultando em acréscimo de juros e multas, protesto do título, perda do imóvel e restrição de crédito. Com isso, o maior medo das pessoas ao realizar um financiamento é não ter condição de pagar as parcelas ao longo do tempo, além de ficar muito tempo "preso" nessa dívida, mas calma! Nesse caso, existem opções que podem encurtar esse período de pagamento. Essas alternativas unidas ao planejamento financeiro, são as melhores soluções para quitar seu financiamento sem estresse.

Afinal, o que eu pago nessas parcelas do financiamento? Para compreender como acelerar o pagamento de um financiamento, é necessário compreender como as parcelas são compostas. Qualquer empréstimo de longo prazo é formado por quatro componentes: Valor principal (ou amortização), juros, seguros e taxas administrativas. O valor principal representa o valor real pago em relação ao valor total da dívida, enquanto os outros componentes representam o custo do financiamento que você está pagando ao banco. A parcela é calculada mensalmente com base no saldo devedor atualizado. Quando você paga as parcelas restantes com mais frequência, o saldo devedor diminui e, por consequência, os juros também diminuem.

Para quitar o financiamento do seu imóvel mais rapidamente, é preciso acelerar o pagamento do valor principal da dívida, ou seja, a amortização do financiamento. Além disso, é importante prestar atenção não apenas na taxa de juros, mas também no Custo Efetivo Total (CET) do seu financiamento. Como faço para antecipar o pagamento do meu imóvel financiado? Para acelerar a amortização de um financiamento, existem algumas opções oferecidas pelos bancos. Veja a seguir:

  • Amortização utilizando o saldo do FGTS: Como já vimos em um outro post do blog, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para abater uma parte do saldo devedor do financiamento. O saque dos recursos do FGTS pode ser realizado a cada dois anos para essa finalidade.

  • Amortização com recursos próprios: caso você tenha recursos disponíveis, é possível negociar diretamente com o banco para amortizar o saldo devedor. Para adiantar o pagamento, é recomendado utilizar o 13º salário, bônus ou qualquer outra renda extra que esteja disponível.

Existem outras alternativas, além dessas? Sim, existem! Entre elas podemos citar:

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é uma opção para quem busca juros mais baixos e parcelas menores. Ao transferir a propriedade para uma instituição financeira, o próprio imóvel é dado como garantia para pagar a dívida. Entretanto, é importante lembrar que, em caso de inadimplência, o bem pode ser vendido para quitar o saldo devedor. Além disso, existem custos extras com cartório e avaliação do imóvel, o que pode tornar essa opção menos vantajosa dependendo das condições.


Repassar a dívida para outro comprador

Quando se trata de vender um imóvel financiado, é importante estar ciente das opções disponíveis para garantir que a transação ocorra da melhor forma possível. Uma dessas opções é fazer o repasse do financiamento para o novo comprador. Essa transferência é possível mediante a aprovação do banco que concedeu o financiamento, e permite que o novo comprador assuma o saldo devedor, assumindo assim o pagamento das prestações que ainda faltam. Outra opção é quitar a dívida com o valor total do imóvel na negociação. Para isso, é necessário que o valor financiado pelo novo comprador seja igual ou maior que a dívida, a fim de que a transação seja efetivada. É importante ressaltar que essa opção pode ser vantajosa para quem deseja se livrar do financiamento, mas pode não ser a melhor alternativa caso o objetivo seja maximizar o lucro da venda, já que o valor do imóvel pode ser reduzido para cobrir o saldo devedor.


Pagar parcelas adicionais O pagamento de parcelas adicionais é uma forma bastante eficiente de reduzir o saldo devedor de um financiamento habitacional e, consequentemente, diminuir o prazo total do financiamento. Ao fazer esse tipo de pagamento, há uma redução na dívida que o indivíduo tem com o banco ou instituição financeira responsável pelo financiamento. Isso faz com que os juros que incidem sobre o saldo devedor sejam menores, o que, por sua vez, reduz o prazo do financiamento.


Viu só como o financiamento imobiliário é mais prático do que parece?

Para aproveitar todas as vantagens que o financiamento é capaz de oferecer, conte com uma imobiliária que te auxilie em todo o processo!


A Norte Sul está preparada para ajudar você a encontrar o imóvel ideal. Entre em nosso site e veja todas as opções e regiões disponíveis, ou fale com a gente via WhatsApp. Até a próxima!

bottom of page