top of page
  • Writer's pictureMKT Norte Sul Imóveis

Fraudes e golpes imobiliários: saiba como agir e se proteger no mercado atual.

Não é de hoje que o mercado imobiliário sofre diversos golpes, em quase todos os setores. Embora as tecnologias e soluções modernas agilizem a realização de negócios, também abrem caminho para a exploração por parte de pessoas mal-intencionadas. Saiba nesse artigo como agir e se proteger diante de fraudes e golpes imobiliários.

Atualmente, o mercado imobiliário enfrenta uma onda crescente de fraudes e golpes que podem ter consequências tanto para os proprietários quanto para os inquilinos. Proprietários que administram um imóvel sem o respaldo adequado correm o risco de serem vítimas de esquemas fraudulentos, ocorridos em perda financeira e até mesmo disputas legais complicadas. Por outro lado, inquilinos desavisados ​​que não verificam a autorização das empresas que oferecem imóveis, deixam de checar os documentos do imóvel, garantem pagamentos adiantados ou não verificam a procedência dos sites de aluguel, estão expostos a sérios riscos. Essas práticas descuidadas podem levar a situações em que o imóvel não existe ou não está disponível para aluguel, originada em perda de dinheiro, escondida e um verdadeiro transtorno na busca por um lar seguro. Embora todos estejamos sujeitos a esse risco, existem medidas preventivas e maneiras de identificar esses problemas desde o início!

Mas afinal, como acontecem esses golpes e fraudes? Esses golpes e fraudes podem ocorrer de várias maneiras! Para os inquilinos, é crucial estar ciente dos golpes mais comuns. Um deles é o aluguel fictício, onde golpistas se passam por proprietários ou corretores e oferecem imóveis que não estão realmente disponíveis. Os inquilinos podem acabar pagando adiantados e descobrem, mais tarde, que foram vítimas de uma fraude. Outro golpe comum é a publicação de anúncios falsos. Golpistas criam anúncios atraentes em sites de classificados ou redes sociais, oferecendo imóveis com preços abaixo do mercado. Inquilinos desavisados ​​entram em contato, efetuando pagamentos antecipados e, no fim das contas, não recebem o imóvel nem têm qualquer contato posterior com os fraudadores. Além disso, há também o risco de locação de imóveis invadidos. Alguns golpistas se aproveitam de propriedades desocupadas ou abandonadas, apresentando-se como proprietários e alugando esses imóveis sem autorização legal. Os inquilinos só descobrem posteriormente que estão ocupando ilegalmente o imóvel, podendo enfrentar despejo e problemas legais.

Por outro lado, os proprietários também precisam estar vigilantes contra golpes e fraudes. A falsificação de documentos é uma prática comum, na qual os golpistas processam falsos relacionados à propriedade do imóvel, como escrituras, contratos de locação de documentos ou registros. Isso pode resultar em problemas legais envolvendo fiadores fantasma, golpe de estelionato e até mesmo locatários inexistentes. Outro golpe que afeta os proprietários é o desvio de pagamento. Golpistas se passam por intermediários em transações imobiliárias, direcionando os pagamentos para contas bancárias falsas. Porém, tanto inquilinos quanto proprietários podem se proteger contra esses golpes. Ao estar protegido e consciente dos golpes e fraudes que ocorrem no mercado imobiliário, é possível tomar precauções e proteger-se contra essas ameaças.


Como eu posso agir para NÃO passar perrengue? Antes de tudo, é preciso que você não negligencie os processos de compra, venda e aluguel de imóveis! Quanto mais "fácil" e menos burocrático essa situação parece, mais é necessário que você fique atento. Muitos locais que administram imóveis e até mesmo os próprios proprietários que administam sozinhos, acabam passando por cima de uma série de etapas dentro da avaliação de cada indivíduo presente, que são de extrema importância para evitar dores de cabeça. Os Inquilinos devem verificar a garantia das ofertas, checar a documentação do imóvel, evitar pagamentos antecipados sem ter certeza, pesquisar a credência dos sites de aluguel e venda antes de fornecer informações pessoais e financeiras. Já os proprietários devem repensar ao administrar seu imóvel de forma autônoma e além disso, realizar pesquisas minuciosas ao selecionar imobiliárias, corretores e intermediários, assegurando-se de obter contratos claros e detalhados, e estar atentos a qualquer sinal de atividade suspeita durante as transações. O momento de adquirir, vender ou alugar um imóvel precisa ser realizado de maneira cautelosa, para que esse cenário seja um sonho completo, não ocasionando problemas futuros. Conte com a Norte Sul Imóveis para te acompanhar e te orientar em tudo o que você precisar, aqui nós administramos e avaliamos cada passo a passo do trâmite para que você não tenha que se preocupar com nada! Nossas formas de avaliação, validação e documentação, contam com tecnologias avançadas e profissionais aptos a realizar uma pesquisa de ponta, sem você precisar sair de casa e de forma ágil. Entre em nosso site e veja todas as opções e regiões disponíveis, ou fale com a gente via WhatsApp. Até a próxima!

bottom of page